Gêmeos Digitais

Serviços

Gêmeos Digitais

É um sistema de auxílio eletrônico à navegação que pode trazer diversas soluções para o setor portuário:

Gêmeo Digital1
O que é a tecnologia de gêmeos digitais?

O gêmeo digital é um modelo virtual de um objeto físico. Ele abrange o ciclo de vida do objeto e usa dados em tempo real enviados de sensores no objeto para simular o comportamento e monitorar as operações. Os gêmeos digitais podem replicar muitos itens do mundo real, desde peças únicas de equipamento em uma fábrica a instalações completas, como turbinas eólicas e até cidades inteiras. A tecnologia de gêmeos digitais permite supervisionar performance de um ativo, identificar possíveis falhas e tomar decisões mais bem informadas sobre manutenção e ciclo de vida.

Quais são os benefícios dos gêmeos digitais?

Gêmeos digitais oferecem muitos benefícios aos usuários. Vamos detalhar alguns deles a seguir.

Melhoria na Performance

As informações e os insights em tempo real fornecidos por gêmeos digitais permitem otimizar a performance de equipamentos, fábricas ou instalações. Os problemas podem ser resolvidos à medida que ocorrem, garantindo que os sistemas funcionem durante o pico e reduzam o tempo de inatividade.

Recursos Preditivos

Os gêmeos digitais podem oferecer uma visualização gráfica e digital completa de sua fábrica, prédio comercial ou instalação, mesmo que haja milhares de equipamentos. Sensores inteligentes monitoram a saída de cada componente, sinalizando problemas ou falhas à medida que acontecem. Você pode tomar providências ao primeiro sinal de problemas, em vez de esperar até que o equipamento falhe completamente.

Monitoramento Remoto

Graças à natureza virtual dos gêmeos digitais, é possível monitorar e controlar as instalações remotamente. O monitoramento remoto também implica que menos pessoas precisam verificar equipamentos industriais potencialmente perigosos.

Tempo de Produção Acelerado

Crie réplicas digitais para acelerar o tempo de produção em produtos e instalações antes que eles existam. Ao executar cenários, você pode ver como seu produto ou sua instalação reage a falhas e fazer as alterações necessárias antes da produção real.

Quais setores usam a tecnologia de gêmeos digitais?

Vários setores estão usando cada vez mais gêmeos digitais para criar representações virtuais de seus sistemas do mundo real.
Veja alguns exemplos abaixo.

Que tipos de gêmeos digitais existem?

Há vários tipos diferentes de gêmeos digitais, que muitas vezes podem ser executados lado a lado dentro do mesmo sistema. Embora alguns gêmeos digitais repliquem apenas partes únicas de um objeto, todos eles são essenciais para fornecer uma representação virtual. Os tipos mais comuns de gêmeos digitais são os listados a seguir.

Gêmeos de componente

Os gêmeos de componente, ou partes gêmeas, são a representação digital de uma única peça de um sistema inteiro. São partes essenciais da operação de um ativo, como um motor dentro de uma turbina eólica.

Gêmeos de ativo

Na terminologia de gêmeos digitais, os ativos são dois ou mais componentes que funcionam juntos como parte de um sistema mais abrangente. Os gêmeos de ativos representam virtualmente como os componentes interagem e produzem dados de performance que podem ser analisados para fundamentar decisões.

Gêmeos de sistema

Um nível mais alto de abstração dos gêmeos de ativos são gêmeos de sistema ou gêmeos de unidade. Um sistema gêmeo mostra como diferentes ativos trabalham juntos como parte de um sistema mais amplo. A visibilidade oferecida pela tecnologia de gêmeos de sistema permite a tomada de decisões sobre melhorias ou eficiências de performance.

Gêmeos de processo

Os gêmeos de processo mostram o ambiente digital de um objeto inteiro e fornecem informações sobre como seus vários componentes, ativos e unidades funcionam juntos. Por exemplo, um gêmeo digital de processo pode reproduzir digitalmente como toda a sua fábrica está operando, reunindo todos os componentes dela.

Como funciona um gêmeo digital?

O gêmeo digital funciona replicando digitalmente um ativo físico no ambiente virtual, incluindo funcionalidade, recursos e comportamento. Cria-se uma representação digital em tempo real do ativo usando sensores inteligentes que coletam dados do produto. É possível usar a representação em todo o ciclo de vida de um ativo, desde o teste inicial do produto até a operação no mundo real e a desativação.

Os gêmeos digitais usam várias tecnologias para fornecer um modelo digital de um ativo. Veja algumas delas abaixo.

IoT-Foto-Family-Stock-Designi
Internet das Coisas

Internet das Coisas se refere a uma rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que promove a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos. Graças ao advento de chips de computador baratos e telecomunicações de alta largura de banda, agora há bilhões de dispositivos conectados à Internet. Os gêmeos digitais contam com dados do sensor de IoT para transmitir informações do objeto do mundo real para o objeto do mundo digital. Os dados são inseridos em uma plataforma de software ou painel onde podemos ver a atualização de dados em tempo real.

inteligencia-artificial
Inteligência Artificial

Inteligência artificial (IA) é o campo da ciência da computação dedicado a resolver problemas cognitivos geralmente associados à inteligência humana, como aprendizado, solução de problemas e reconhecimento de padrões. Machine learning (ML) é uma técnica de IA que desenvolve modelos estatísticos e algoritmos que os sistemas de computação usam para realizar tarefas sem instruções explícitas, confiando em padrões e inferências. A tecnologia de gêmeos digitais usa algoritmos de machine learning para processar grandes quantidades de dados de sensores e identificar padrões de dados. A inteligência artificial e o machine learning (IA/ML) fornecem insights de dados sobre otimização de performance, manutenção, saídas de emissões e eficiências.

1708018911525
Diferenças entre gêmeos digitais e simulações

Tanto os gêmeos digitais como as simulações são simulações baseadas em modelos virtuais, mas existem algumas diferenças importantes. As simulações normalmente são usadas para design e, em certos casos, otimização offline. Os designers introduzem alterações nas simulações para observar cenários hipotéticos. Os gêmeos digitais, por sua vez, são ambientes virtuais complexos que permitem interação e atualização em tempo real. São maiores em escala e aplicação.

Por exemplo, pense em uma simulação de carro. Um novo motorista pode ter uma experiência de treinamento imersiva, aprender as operações de várias peças do carro e enfrentar diferentes cenários do mundo real enquanto dirige virtualmente. Porém, os cenários não estão vinculados a um carro físico real. Um gêmeo digital do carro está ligado ao veículo físico e sabe tudo sobre o carro real, como estatísticas vitais de performance, as peças substituídas no passado, possíveis problemas observados pelos sensores, registros de serviço anteriores etc.

Serviços

Soluções Portos e Aeroportos